Lições que o Papai aprendeu na Copa do Mundo

São Paulo, 14 de Julho de 2014

Laura,

Esta carta foi escrita um dia depois do fim da Copa do Mundo brasileira.

Neste mês de trabalho, aprendi com as derrotas e com as vitórias. Aprendi com a saudade e com a presença diária das mesmas pessoas que, até então, para mim, eram desconhecidas. Aprendi com a solidão e também com a superlotação dos ônibus cariocas.

Dentro de campo, nosso mundial protagonizou a maior derrota do time do Brasil na história. Filha, acho que nem você vai sentir o que o papai sentiu, quando viu o David Luiz tentar resolver as coisas sozinho, quando escutou as palavras infelizes do técnico Felipão… Quando a Alemanha marcou sete gols na gente com a mesma facilidade sua de comer musses de maracujá.

Não… Eles tiveram mais sossego. Você ainda tem a vovó para atrapalhar o meio-campo até a cozinha e a porta da geladeira…

Enfim… O que aprendi? O que você deve aprender com essa derrota do Brasil?

Simples: planejamento.

A Alemanha, filha, uma vez, lá em 2000, perdeu uma Eurocopa e meio que as pessoas lá disseram: “chega! Vamos agora arrumar a casa!” E deram uma boa organizada no futebol deles! Acertaram as categorias de base, o campeonato local, investiram dinheiro e estudo a longo prazo e começaram, aos poucos, a colher os frutos disso. A ação dos alemães serve como lição pra nossa vida. Se você quiser viajar, faça um planejamento, junte seu dinheiro. Se quiser uma boa faculdade gratuita, junte conhecimento, estude seus adversários (os livros) e depois que entrar em campo contra o vestibular, meta uma bela goleada de sete a um nele.

E aí vem um outro ensinamento. Os alemães, depois da vitória, não humilharam o nosso país, os nossos jogadores, ninguém. Aqui no Brasil, temos mania de dar chapéu, de driblar, de cantar “olé” a cada troca de passe, de “matar o adversário como um inseto e depois dar aquela esfregada nele no chão, até ter certeza de que está morto mesmo”. Não precisamos disso. Schweinsteiger, Podolski e companhia simplesmente respeitaram a tradição brasileira, não fizeram firula e ainda divulgaram muitas mensagens de apoio a todos nós, pelas mídias sociais.

Aliás, mídias sociais! Papai usa muitas delas pra divulgar ideias e os meus textos aqui do blog. Da mesma maneira que elas são muito úteis, Instagram, Facebook, Twitter, etc, podem ser mortais para a vida de quem comete gafes. Cuidado com elas, filha. Poste e fale sempre pensando muito. E não humilhe as pessoas pela internet, ou por onde quer que seja. Isso é muito feio. Todos somos humanos, todos erramos e gozar com o tropeço alheio pela mídia social é a mesma coisa que rir na cara de alguém que caiu, se machucou muito e ficou sem ter como levantar.

Seu papai aprendeu que o Brasil é, sim, muito bonito e que deveria viajar mais com você pelo nosso país. Sabe? Ler sobre o Brasil não é a mesma coisa que ir pessoalmente. Tem muita coisa que os livros de geografia não contam… Temos que valorizar isso aqui que está perto da gente. Não consigo medir o quanto que o Rio de Janeiro é bonito. Já está na minha “to do list” o tópico “comprar um apartamento no Rio.”

Viajar. Pois é, ser um Papai Jovem, Laura, significa trabalhar muito e viajar pouco. Só que dá pra viajar sem gastar muito dinheiro! Dá! Basta querer! Mais pra frente vou começar a escrever mais sobre isso no blog. E quero te incluir em todas as viagens!

Porque sem você não dá, filha. A saudade de você é como se fosse um frio intenso e daqueles que racha a boca. Aí a sua voz no telefone e seu sorriso no skype seriam um cobertor pequeno, que ajuda, mas não acaba com o frio.

Que saudade…

Papai já já está de volta.

Bom…

Pelo menos até os Jogos Olímpicos de 2016…

Te amo,

Papai.

20140714-191821-69501887.jpg

Foto: PH.

Figurino: Felipe Mussa

2 thoughts on “Lições que o Papai aprendeu na Copa do Mundo

  1. Lindo Gui, parabéns pelo sentimento,pelas palavras,brasileidade e pelo exemplo,bjs

    Marilene Patrocínio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s