O natural processo de alfabetização

Assunto delicado no Papai Jovem.

Afinal, somos jovens, imaturos e aprendizes da vida.

Como você deve ter lido no título deste post, vamos falar de alfabetização. E falar deste assunto na internet requer muita paciência, porque tem muita gente entendida que vai querer dar seus pitacos e colocar o bedelho na sua vida. Umas acrescentam, outras nem tanto assim…

Este tipo de interação é normal, aliás, pra quem, como eu, opta por contar algumas aventuras da vida em um blog. Contudo, estou paciente, de boa na lagoa e pronto para a chuva de comentários.

Eu apoio a filosofia de alfabetização sem pressão. Acredito e estou vivendo isto. Laura nunca teve pressão de ninguém para aprender a ler e a escrever e, só agora, com quase cinco anos, desenvolveu naturalmente a curiosidade da leitura. Sentiu a necessidade. Sou diariamente questionado: “pai, o que está escrito aqui?” “pai, o que significa isso?” ô pai, como escreve isso?”

Cara, é impressionante a rapidez com que ela está aprendendo letras, palavras, sílabas… Fomos brincar de forca neste domingo e eu vi uma Laura já entendendo que o som de “L + A” é “LA”, manja?

Ninguém forçou a minha herdeira a aprender a ler e a escrever na rotina dela. Nem a escola, já que a filosofia lá é a mesma que a minha. No colégio, Laura aprende as coisas da vida brincando e é nítido o quanto ela está desenvolvendo a inteligência dela. Fora que está tendo uma formação de caráter, valores, que serão muito importantes para a formação dela como cidadã.

Portanto, pai jovem, dica deste rapaz aqui: não força, não. Laura é exemplo de que a criança vai desenvolver naturalmente a vontade de ler e escrever. Ela vai perceber que letras e números estão por toda parte. Não entende o porquê de tanta importância assim deles, mas repara que brilha o olho do pai, quando ela lê alguma coisa.

E, não sei o fiote de vocês, mas a Laura tem um espírito de encarar o desafio até conseguir bater o fio da mãe e ver o pai orgulhoso!

Eh noiz!

20131013-223153.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s