O parto! Tem coragem, machão? – parte 2

Calma, vai ficar tudo bem! Ela tem que gritar, não você!

O parto é o momento do fim da ansiedade, meu querido. E início da aventura.

Quando você soube que ia ser pai, pensou em tudo, com certeza. Tudo!

Eu sei como é! A gente pensa até no futuro distante… São nove meses planejando, sonhando, viajando na maionese. Eu sou daqueles que, quando estou sozinho, viajo e reflito sobre as coisas que estão acontecendo na minha vida. E agradeço ao meu Deus por tudo também. Ser papai jovem é um presente de Deus.

Enfim, mas continuemos falando do childbirth. O que você tem que fazer no parto, papai? Não pode atrapalhar. Fica na sua e procure ajudar a sua companheira.

Vamos começar pelo começo, diria o poeta.

1  – Estourou a bolsa e sua mulher te avisou. Primeiro: procure acompanhar o transporte dela até o hospital. Se tiver um carro para levá-la, beleza. Se não tiver, táxi. Nada de bicicletas, viu, rapaziada sustentável… Nestes momentos não dá pra pensar em nada, senão na segurança da mãe. Se não puder ir, certifique que sua mulher foi em segurança e acompanhada de alguém de confiança. Mas depois vá pra lá, né?

2 – Chegando no hospital, você é o informante. Muita calma nessa hora. Avise os funcionários do hospital e explique a situação. Educação e calma são essenciais. Eu não sei o que baixou em mim, mas no dia do parto da Laura eu estava muito de boa e pude resolver as coisas com tranquilidade. Para melhorar, o pai da mãe da Laura estava lá também e me deu maior força.

3 – Os médicos vão avaliar a situação. Não pressione, não atrapalhe, não pergunte demais. Eles sabem o que fazem.

4 – Assim que tiver a notícia que vai nascer, não saia ligando pra todo mundo AINDA! Se certifica de que está tudo bem com a mãe, se informe como será o parto, quanto vai demorar e DEPOIS liga pra galera. Ligue para os principais parentes e amigos. Eles vão se espalhar pra você, meu velho. Não precisa gastar muito celular. Postar no Facebook está na moda, mas eu prefiro avisar depois que nasceu. Não cheguei a esse ponto do vício.

5 – Vão te perguntar se você quer participar. Se sim, vai vestir uma roupa especial. Se não, vai ficar esperando. Eu fui e não me arrependo… Pelo contrário. Foi o momento mais emocionante da minha vida.

6 – Antes do parto, tem o pré-parto. Que é o tal do momento da dilatação da mulher, que nem expliquei no post anterior. Cara, deve doer tanto. Você escuta os gritos das mães sofrendo com o momento. É nesse momento que você começa a pensar: “poxa, minha mãe passou por isso? Três vezes!!! E minha vó que teve dez?” É, meu caro, dá um remorso ter brigado com sua mãe uma vez por bobagem, ou ter faltado no aniversário da sua vó pra ir pro rolê… O que elas sofreram para ter o filho é de se valorizar. Porque deve doer muito.

7 – Beleza, dilatação feita. HORA DO PARTO! Relaxa, viu? Não dói em você, então calma… É hora de manter a calma da sua companheira e ser um motivador. Nada de falar bobagem, contar piada… Não. E outra: pode ser rápido ou pode ser demorado. O parto da Laura durou 15 minutos, mas eu sei que pode demorar mais. Tem casos que são mais delicados.

8 – Você pode filmar em alguns lugares. No hospital da Laura não podia. Se quiser filmar, tirar foto, tire. Mas só se estiver tudo bem. Se perceber que a situação será muito constrangedora, não grave. Não vai ser uma lembrança muito legal… Grava depois do nenê ter saído do corpo dela…ou a palmada e tal… Ah sei lá! Tem que ter  bom senso.

9 – NASCEU! Siga os procedimentos dos médicos e seja feliz.

Afinal, sua nova vida começa agora.

One thought on “O parto! Tem coragem, machão? – parte 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s