Tem 20 e poucos anos e vai ser pai?

Calma, primeiramente calma!

Ok, sua namorada, ou aquela mina que você deu um pega, sem compromisso, mas também sem proteção, te falou que está grávida e você quer sumir do mundo, certo? Errado, fica aí e lê este post antes.

Meu amigo, chegou o momento de virar homem. Você é moleque, tem 20 anos ou um pouco mais ou um pouco menos que isso, e não pode sair achando que é inteligentão e vai deixar a mina na mão. Não! O futuro da criança que está por chegar depende de você agora e chegou a hora de mudar a postura, os hábitos e se tornar um cara exemplar. Essa coisinha linda precisa olhar pra você e dizer: “aí, véi, esse é meu pai!”

E virar homem é bom. Só vai te trazer benefícios, mas não quer dizer que todos os meninos de 20 e poucos anos têm que ser pai. Pelo contrário. Você que será um, foi escolhido para ser homem agora. Quem escolheu? Sei lá! Deus, Alá, Buda, Brahma (kkkkkk)… Quem você acreditar, foi o que escolheu. No meu caso, foi Deus.

Primeira coisa a se fazer é apoiar o nascimento da criança. Nada é por acaso. Se sua mina ficou grávida, é que era a hora dela ficar grávida e chegou sua hora de ser pai. Tudo bem, pode ter sido um vacilo, mas quem disse que todo vacilo vem para o mal? Esta escorregada sua, meu caro, virá para o bem, cabe a você aceitar isso e promover isso.

Sua vida mudará. Se tem um emprego, se dedique ainda mais a ele. É seu ganha pão. Procure trabalhar muito, afinal, a questão financeira é tão importante, quanto as outras que aparecerão. Se o emprego não paga bem, estude e arrume outro com benefícios para você e para a criança.

Entendeu o que eu disse: estude.

Também é hora de economizar dinheiro e juntar para comprar um carro. Se você já tem, cuide dele ainda mais. Você será o motorista agora. Se não tem, guarde um dinheiro também para o táxi. Ou quer que a sua mulher ande nos excelentes ônibus que o Brasil nos oferece? Tá, não tem carinho pela mulher? Quer que seu filho corra risco de vida no transporte público? Não, né? Então prepara o dinheiro do taxi ou se vira para agilizar um esquema que cuide deles. Sua tarefa de pai bom começa aí.

As outras dicas para você que vai ser pai, ou já está sendo, eu vou postando aos poucos.

E também escrevi um livro! O “Papai Jovem – Não suma. Assuma!”. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Ah! Para terminar, saiba que você começará a chorar mais.

 

146 thoughts on “Tem 20 e poucos anos e vai ser pai?

  1. Bom.. gostaria de saber se existe um grupo de WhatsApp? Minha situaçao é complicada. Vivo no Canada. Minha namorada é daqui, e a cultural canadense é muito diferente, a familia dela é de El Salvador, Sao pessoas otimas, mas Muito religiosas. Sou apaixonado Na minha namorada , mas sinto que ela estava Muito decepcionada comigo. Gostaria de conversar melhor e ouvir alguns conselhos. Ela é psicologa, é muito inteligente, porem, ainda sim muito imatura em questoes de responsabilidades. Estou mesmo muito preocupado. Eu quero muito ter essas criança, e sei que vou dar muito amor. Mas estou preocupado com o andamento do posso relacionamento. Tenho 20 e Ela 21. se alguem quiser me add Meu Numéro é 1 647 573 6241. Obrigado.

  2. – olá pessoal… Tenho 19 anos e vou ser pai daqui a 4 meses… Minha ficha não caiu ainda,não sei como daqui pra frente, faço curso técnico de manutenção de aeronaves, gracas a Deus tenho um emprego ganhando pouco mais ainda tenho… Amo minha namorada … E eu vou apostar pra ver noque vai dar , quero acompanhar cada minuto da vida do meu filho, as vezes não sabendo me expressar pra ela ela pensa que eu não amo ele, mais na verdade não é isso é só questão de eu acostumar, sou contra o aborto e eu acho que me acostumei com a situação de tal forma que se ela perder esse bebê, eu acho que entraria numa espécie de depressao,porque acho que de algum modo eu estou conectado com esse bebê… Não sei oque fazer

  3. – olá pessoal… Tenho 19 anos e vou ser pai daqui a 4 meses… Minha ficha não caiu ainda,não sei como daqui pra frente, faço curso técnico de manutenção de aeronaves, gracas a Deus tenho um emprego ganhando pouco mais ainda tenho… Amo minha namorada … E eu vou apostar pra ver noque vai dar , quero acompanhar cada minuto da vida do meu filho, as vezes não sabendo me expressar pra ela ela pensa que eu não amo ele, mais na verdade não é isso é só questão de eu acostumar, sou contra o aborto e eu acho que me acostumei com a situação de tal forma que se ela perder esse bebê, eu acho que entraria numa espécie de depressao,porque acho que de algum modo eu estou conectado com esse bebê… Não sei oque fazer

  4. Descobrir ontem, depois de ter chorado muito, muito mesmo! estou feliz, estou bem. tenho 20 anos, vou ser pai, tô nem acreditando, mas espero amar muito meu filho ou filha. é mais um motivo pra eu crescer, deixar de ser menino, busca meus sonhos e dar um futuro, tudo aquilo que não tive, espero dar pro meu filho(a) e pra mãe dele(a). estudar muito,afinal sou um futuro engenheiro químico! vai ser mais um motivo pra me da foçar e agradecer.

  5. http://hypescience.com/amor-de-pai-e-uma-das-principais-influencias-na-personalidade-humana/

    Futuros papas o bem-estar do seu filho depende de vocês.
    Não sejam pais ausentes, estejam sempre presentes na vida dele!
    Li muitos comentários falando de ex-namoradas, se for possível assumam essa relação, se gostarem mesmo delas claro e se as razões dos fins dos relacionamentos serem motivos fúteis (Ciúmes, egoísmo, tentar mudar a pessoa (na maioria das vzs de coisas mesquinhas)…), pois não existe ninguém perfeito e a felicidade dessa criança vai beneficiar do vosso trabalho em equipa!
    Se vocês sentem isso tudo imaginem como elas estão, cheias de alterações de humor com as hormonas, sentido-se inchadas, tudo pq estão a dar vida a um filho seu! Assumam a vossa parte, valorizem o papel de mãe! Beijinhos e sejam felizes.

  6. Ehh cara vou ser pai tenho 21 anos minha ex está grávida não seii oque minha mãe irá achar. O problema que ela depende muito de min ela acabou de fazer 18 sou homen mais. A gente não dá certo queria uma opinião. Trabalho ja desde os 14 quero juntar dinheiro até o bebê nascer.

  7. Eu tou com tanto medo, eu tenho 21 anos, sou desempregado, terminei a faculdade, sou um nada, minha namorada tá gravida e acabou de me contar, tou com medo de tudo , vão provavelmente expulsar ela de casa, e ai? onde ela vai morar nem sequer um quarto eu tenho. eu só quero um emprego pra poder peitar essa realidade , sem emprego eu nao consigo.

  8. Pessoal tenho 24 anos e meu filho nasceu. Minha esposa é mais velha e moramos junto faz 3 anos. É muito legal essa coisa de pai mAs ando me sentindo estranho… Tenho vontade de chorar às vezes é fico preso no pensamento de que a vida agora é boa mas antes tb era maravilhosa, eu chegava do trabalho tomava meu banho ficava na sala de boas e isso agora acabou… É muito difícil tudo isso tem quebrar muita atenção para o bebê para a esposa. Vamos criar um grupo no WhatsApp para ajudar uns aos outros??? Meu número 970255758.
    Pessoal oq quero dizer é que penso se estava preparado realmente para essa mudança de hábitos…
    Estou muito inseguro

  9. Olá, tenho 26 anos e tem uns dias que descobri que vou ser pai.
    Quando recebi a notícia pirei. Não pelo fato de ser pai, mesmo não caindo a ficha ainda, creio q vou aceitar facilmente com o tempo.
    O grande problema é que não amo mais a mãe dele.
    Agora estou preso nessa relação por conta do meu filho, apesar de não moramos juntos ainda, creio q a família dela e ela irá querer isso de mim, e eu não vou conseguir fugir dessa responsabilidade.
    Pra acabar de completar, antes de saber q ia ser pai, encontrei uma daquelas paixões de adolescência e a gente acabou se envolvendo. Quando pensei em terminar com minha namorada, ela veio com a notícia. E eu sou do tipo q não sei disfarçar, estou frio com ela e ela percebe. Mas eu não conto nada.

    Eu não sei o que fazer… Parece coisa de novela.

  10. E ai molecada bom dia,

    Faz mais ou menos 10 semanas que soube que vou ser pai, é estranho todo esse “mundo” novo, é muita coisa para se pensar e se fazer, mas como diz no começo do post,, MANTENHA A CALMA! rs, tudo é novo, como se fosse uma nova escola, tudo é estranho também.. no começo de tudo foi um choque, quem não fica em choque quando pensa CARACA EU VOU SER PAI, COMO FAÇO ISSO? rs
    A minha esposa é doula, e tem bastante conhecimento sobre tudo isso, é uma ajuda e tanto, a internet hoje ajuda todo mundo que pesquisa… para quem quiser meu email: jno.tm@live.com (O mesmo é skype), quem quiser conversar desabafar que poxa, homem também precisa além de passar o fim do dia num bom bar…
    As coisas mudaram totalmente, o olhar de um pai é totalmente diferente, tudo o que pensa é para a criança agora rs..
    Bem não sei se entenderam mas é isso rs.. se precisarem de alguma ajuda de um novo pai estamos ai..

  11. Fala jovens,tenho 25 anos ,moro com meus pais , e o amor da minha vida esta esperando um filho,claro q na hora da aquele choque ,nao falei pra minha mae ainda ,vou falar hj ,kkkk
    Estou mto feliz ,porem vem aquelas responsabilidades ,trabalho e estudo enfermagem , e nao quero q meu filho venha ao mundo sem uma casa , vi as historias e quis compartilhar a minha ,só to com medo da reação da minha veia,mais Deus me presenteou ,ser pai é uma bençao
    Vlw galera abraços!!!

  12. Passei exatamente por isso, velho! Vê sua parte financeira e avalia se precisa parar a facul! eu consegui conciliar, mano! Muito legal que vc tá encarando isso com muito amor! Isso aí! Show!

  13. Galera, boa tarde, tenho 19 anos e vou ser papai, minha namorada 20, ambos estudamos Direito, ela o P1 e eu o P4, ela trabalha, eu estou a procura, acabei de contar para minha mãe que vou ser pai, ela ficou chocada, e me cobrou muito que isso não afetasse minha faculdade, amo meu Filho e minha namorada, vou dar o meu melhor para ambos e vou ser o pai que não tive, mais tenho medo de perder a faculdade, quero estudar ainda mais pelo meu filho, e me dedicar ainda mais,ais tenho medo, alguém aí que passou por isso pode me ajudar?

  14. Boa tarde amigos, descobri a 3 dias que serei pai,acabei de completar 24 anos, moro com os meus pais e não tenho trabalho fixo. Sou extremamente dependente dos meus pais financeiramente, o que vinha mudando de uns dois meses pra cá devido um estágio que estava fazendo e se encerra agora o meio do ano. Muito bom ler experiencias parecidas com a minha, eu estou com muito medo e preocupado, jamais fugiria de uma responsabilidade como essa ou qualquer outra, filho é um presente de Deus mesmo que o momento não seja ideal para nós. O que me conforta é que a mamãe é minha namorada a 4 anos e 4 meses, me formo agora no próximo mês em Engenharia agronômica. A junção da insegurança para enfrentar o mercado de trabalho com o medo de ter um filho, está me matando por dentro. Deus não deu este presente atoa pra gente galera, somos homens e tudo vai da certo. abraços

  15. Fala Roger, beleza?
    Velhote, primeiramente, não tem essa de “confiei nela”. Você fala como se ela fosse a única responsável por ter ficado grávida. Por que você não usou a camisinha? A culpa é dos dois e a responsabilidade de cuidar do filho é de vocês dois também. Se você tá felizão que vai ser pai, ótimo. Agora é hora de você ajudar a mãe do seu filho com tudo que ela precisar, mas “profissionalmente”, já que a sua mina é sua namorada. Ou seja: dê a assistência necessária para que seu filho nasça com muita saúde e participe de tudo que envolver a gravidez. Seja bacana, não seja chato. Agora que engravidou é hora de assumir as coisas, levantar a cabeça e não ter medo do futuro. Apenas coragem de encarar o presente.

  16. Bom ,
    Tenho 21 anos e descobri a 4 dias que vou ser pai… e não sei o que fazer..
    Tenho um relacionamento de cinco anos com uma menina que amo, e quero mais do que tudo na minha vida, porém, a dois meses atras bateu aquela vontade de ser solteiro, e nos separamos.. Queria curtir, ficar com a galera, e fiquei com uma menina, e ela começou a gostar de mim, porém nunca sentir nada por ela além de atração, nos ficamos umas 5 vezes, ela tem 29 anos, confiei nela e agora essa menina está gravida, o pior de tudo é que em cinco anos nunca engravidei minha atual namorada, sempre fui muito cuidadoso.
    Agora estou em um dilema, não quero contato com a mulher que engravidou, mais sim com o bebê, e tem essa mina que amo, e quero continuar com ela, ela está me apoiando, mesmo depois de tudo que fiz, está comigo, mais tenho medo do futuro, pois a menina que engravidou e meio louca da cabeça, e parece que tem 15 anos, tenho medo de a criança sofrer com isso tudo.
    Qual a melhor atitude que devo tomar?

  17. Olá!
    Acabei de ler o post e gostei muito!
    Estou passando por um mar de informações e sentimentos nos último dias, pois descobri que serei Pai.
    Mesmo sendo fruto de um ato inconsequente, pois eu namoro e minha EX é quem está grávida, darei ao meu filho(a) o melhor de mim. Ainda não contei a ninguém sobre isso e nem sei por onde começo, só sei que não será fácil. Tenho 25 anos e Graças a Deus possuo um bom emprego e estou estudando para melhorar ainda mais.
    Que meu bebê venha com muita saúde, pois eu o amo desde já.

  18. Galera to quase surtando, tenho 20 anos, comecei a minha faculdade de direito esse ano e descobri agora q a minha ex namorada esta gravida, a facu em si ja é dificil pra caaramba e eu nao to conseguindo nem dormi direito, ela ja esta de 5 meses e agora q ela foi me contar, ainda nao tive coragem de contar pros meus a pais, moro com eles e eles me ajudam a pagar a faculdade, eu trabalho de noite e estudo de dia.por favor alguem me diga q eu vou conseguir continuar a minha faculdade, nao estou pensando de maneira alguma em abandonar, amo crianças e quanto a isso to até feliz, meu unico medo eh parar minha faculdade, desde sempre sonho com isso me de conselhos por favor, eu to pirando,

  19. Fala Kaue! Cara, primeiramente calma. Filho é alegria, diferentemente de todos os problemas que você teve na vida. Avalia se vale a pena não estudar agora, mas é importante que você nunca deixe de estudar. Importante também já arrumar mais um trampo, um bico, algo que vá te dar uma grana a mais. Assuma tudo, continue correndo atrás das coisas que você quer e, claro, corra atrás da grana pra pagar as coisas do seu filho. Cara. eu escrevi um livro onde eu dou muitas dicas. Se você quiser ler, tá aqui ó:

    http://www.livrariacultura.com.br/p/papai-jovem-nao-suma-assuma-46283823

    abraço!

  20. Bom galera tô com meus 19 anos, essa semana descobri que vou ser pai não tenho faculdade, moro com os pais trabalho na empresa da família ganho R $1500 minha namorada tem 17, não trabalha tá estudando, queria muito fazer faculdade mas não vou mais, não sei que fazer não contei para minha mãe ainda ela já me coloco para fora 3 vez, se eu falar agora vai ser mais um motivo, a pouco tempo minha sogra brigo com ela entao não posso ir para cada de sogra também não iria porque tenho vergonha na cara, eu tô guardando dinheiro para financiar um AP da mrv mas ainda antes consegui, não sei que fazer tô nervoso minha namorada também, não sei como reagir diante da situação não sei onde é vou colocar meu filho como dar o que comer para ele.

  21. Fala moleque.
    Seja um cara que tem pai ou um cara que não tem pai, se você correr atrás você consegue criar e assumir seu filho. É muito fácil fugir da responsabilidade e deixar a cargo da mãe. É muito covarde da parte de um homem abandonar a criação do seu próprio filho com a desculpa de “a sociedade vai oprimir”. Chegou a hora de amadurecer, de encarar sua responsabilidade e de crescer na vida. Quem você quer ser? Um cara que é fraco e acha que não aguenta a pressão? Ou o cara que, mesmo diante de todas as dificuldades, aguentou a parada e assumiu tudo. Você que escolhe. Eu escolhi assumir tudo e hoje eu sou o cara mais feliz do mundo. Eu e a outra rapaziada que passa aqui pra ajudar só queremos AJUDAR e contar nossa história. Já leu meu livro, mano? Ele vai ser uma bomba de motivação pra você. Procura aí no site da Livraria Cultura: PAPAI JOVEM – NÃO SUMA ASSUMA! abraço e boa sorte.

  22. Bom galera , também descobri ser pai e com apenas 22 anos . Ruim demais , o mundo ao chão com certeza . Em tempos totalmente difíceis e fora de cogitação isso acontecer . Acredito estar chegando a etapa de negligenciar o bebê , pois tenho até vergonha de dizer pros meus amigos . Não fui criado com pai , meu sonho antes da notícia era SER pai , dar condição , tudo o que meu pai nunca me deu , e agora , eu realmente não sei o que fazer , ou dizer , ou procurar entender . Opressão por parte da sociedade é o que mais acontece com pessoas na nossa idade com falta de experiência e sem condição . Tirando quem realmente tem condições e não queira ver seu filho passando fome . Porém , dádiva , presente , isso são só desculpas pra evitar a culpa e aceitar , simplesmente aceitar o fato de que você fez , eu fiz . E a decisão óbvia foi criar . Pessoas despreparadas , somos todos nós , mas a diferença está na situação financeira de cada um , no caso , quem tem família e pai para bancar , é muito diferente pra pessoas que lutam apenas pra almoçar , que é o caso da maioria . ” A os pobres fazem filho porque não tem rede Globo iludindo eles ” , pelo amor . Enfim galera , é isso , ainda estou tentando procurar ajuda , pra tentar me ” ajudar ” .

    ATT.

  23. Ser pai jovem quando se gosta da garota, ela lhe faz bem e tudo, é a melhor coisa do mundo, a melhor experiência da vida, é tudo o que um jovem romântico e apaixonado quer e deseja. Realmente é muito gostoso. Agora quando não é assim, você engravida uma aleatória que mal conhece ou nem mesmo a amava, nem achava ela bonitinha nem nada, só queria comê-la e daí você a engravida, a sua vida se torna um inferno! Você será obrigado a arcar com o seu papel de pai e pagar pensão até que esse ser que você gerou tenha idade e possa sustentar-se sozinho. Mas como ele vai conseguir isso, se já nasceu em um lar desestruturado? Tudo vai depender de você, papai jovem. Filhos precisam e necessitam ser criados pelo pai e a mãe, gostando da sua parceira ou não, você terá que participar e dar o seu melhor para a criação do seu próprio filho(a). Então, a melhor coisa que você tem a fazer na vida é viver para o seu filho. É bom se acostumar e se conformar com a ideia. Não estará fazendo mais do que a sua obrigação. Aceita que dói menos. Porque disso não tem como fugir a não ser que você se mate, o que é um ato covarde e você irá literalmente para o inferno. E mesmo que você não acredite em inferno, em nada dessas coisas, você prefere deixar de existir, como se não tivesse nem nascido, do que viver a vida? A vida é única, é uma só. Portanto, viva para viver para o seu filho.

  24. É talvez um grupo de whatsapp ou aqueles grupos secretos no face se a galera não quiser se expor muito. Só uma ideia de algo pra ter um contato mais direto com que esta mais “apavorado” ou até com quem esta com duvidas…

  25. Li textos e comentários do blog que me ajudaram a refletir então decidi compartilhar tbm a minha situação…
    Tenho 24 anos e ficava as vezes com uma guria de uma cidade vizinha, que conhecia a uns meses. Não tínhamos nada sério. Em março ela me falou que estava grávida e que eu era o pai. Meu chão sumiu depois disso eu não conseguia dormir e nem comer direito, foi horrível realmente, só pensava que não teria como ser pai agora. E cada dia que passava o sentimento piorava.

    Até que um dia não aguentando mais, vendo um jogo decisivo do Grêmio na libertadores, depois de um gol aos 46min do segundo tempo, do meu time do coração, eu comecei a chorar e todo o sentimento se juntou e chorei mt mesmo. Minha mãe percebeu e me perguntou: o que estava acontecendo comigo? Ai eu desabafei tudo que estava sentindo! Ela me ajudou muito e disse que pensou que eu estava doente ou algo assim, pelo tanto que eu estava sofrendo, e que ter um bebe não é algo ruim e que iria me ajudar e tudo daria certo. Ela me disse que um dia esse bebe poderia ser seu meu melhor amigo, e eu senti na hora que ela estava fazendo uma referencia a relação que eu tenho com ela onde somos melhores amigos mesmo e sempre podemos contar um com o outro. Isso me deu uma nova visão e comecei aceitar que seria pai, não temos outra escolha a não ser assumir nosso filho e fazer o melhor para ele ser uma boa pessoa e tenha uma boda vida. Então desde esse dia tenho me preparado para isso.

    No começo pensei em ter que ficar cm a mãe do meu filho mas pensei bem e vi que não era isso que eu queria no momento. Não adianta vocês pensarem em ter que casar só porque vão ter um filho, que nem uma anonima escreveu em um dos comentários ninguém é obrigado a casar e casar sem amor é péssimo. Não adianta para o filho só ter os pais juntos se os mesmos forem infelizes.

    Ela esta com 3 meses e segundo a médica tem 90% de chance de ser um guri. Eu só estudo, faço curso técnico, e estou desempregado e procurando emprego. Tem horas que bate a bad mesmo é o cara fica todo “cagado” mas isso vai passando com o tempo, única pessoa que pode te ajudar realmente agora e você mesmo, ter que amadurecer e se tornar mais forte!

    Obrigado ao criador do blog, foi de muita ajuda!

    Obs.: Talvez criar um grupo em alguma rede social seria legal para a galera conversar sobre o assunto.

  26. Pesquisando outras coisas sobre gravidez encontrei vocês, meninos!!! Li os comentários e achei muito interessante as visões de vocês sobre o assunto. Meu namorado ( namorido!!! moramos juntos há um ano), também é novo, só 20 anos!!! Eu estou grávida, com três meses, nos amamos e vamos nos casar. A gravidez não foi planejada, a pílula do dia seguinte não é 100% segura, viu! Mas estamos num misto de alegria e preocupação, o que é normal.
    Gostaria de comentar alguns relatos de vocês. Como eu sou bem mais velha (36 anos) e tenho já um filho de oito anos, acho que posso aconselhá-los…
    Não case e nem se junte com alguém que você não ame!!! Não importa o que diz a igreja, a sociedade ou a família!!! Casamento só funciona com amor, querer, paciência, altruísmo, e todas as coisas boas que não existirão se você só sente carinho ou se sente obrigado!! Melhor ser apenas pai, do que marido infeliz, que sempre terá dúvidas e vai ficar o casamento todo pensando em outra ou na sua vida de solteiro. Formar família é muito mais do que juntar pessoas sob o mesmo teto!!! É ter amor incondicional, respeito e comunhão de objetivos…sem isso, serão apenas pessoas que estarão dividindo uma casa! Poupe seu filho e sua futura esposa de sofrimentos futuros!
    Casando ou não, lembre- se de que a mãe também é um ser humano que nessa fase precisa de compreensão! Depois que nascem os bebês as mães são meio esquecidas também, porem ainda estão sensíveis e seria bom vocês lembrarem disso.
    Cresça!!! Mesmo que você não queira você precisa virar homem!!! Agora , um serzinho vai precisar da sua maturidade, serenidade, equilíbrio e segurança!!! Segurança não é só dinheiro, é fazer a criança sentir que você é capaz de resolver os problemas que possam aparecer, enquanto ela pode ser apenas uma criança.
    Tudo o que eu falo, digo por experiencia. Quando se tem a minha idade a gente não liga se o namorado não assumir a criança, ou se ele não quer você. Se a gente tá sozinha, a gente aguenta. Amo meu namorado, mas se amanhã ele não quiser saber de mim, eu só direi “vai com Deus”! Claro que ficarei chateada, mas não como quando tinha a idade de vocês. E suas namoradas são novos e estão em.um momento delicado de ser gestante ou mãe de primeira viagem, logo façam tudo com responsabilidade e sem enganar nem a você nem à elas!
    O apoio da família deixa esse processo mais fácil, conversem e procurem se entender pelo bem da criança. Aquela mae que fala pra não aparecer com nenhum neto, geralmente é a primeira a se derreter pelo bebê!!!
    Gente, e ser pobre, quem não é!!! Estamos aqui lutando , só eu trabalhando, ele desempregado e um bebê a caminho… Mais uma vez volto a falar do casamento… Se amando a vida já vai ser difícil, imagine então sem amor…

  27. Geovanny, meu velho! É isso aí! ISSO MESMO! Essa situação de duas pessoas grávidas é ótima! Sua família vai ter duas crianças unidas e que serão grandes amigas no futuro!

  28. cara descobri hoje que vou ser pai, tenho 19 anos curso arquitetura e faço estagio que me ajuda na minha renda mensal, tipo como posso dizer… to super feliz, mais muito preocupado , ate porque mesmo tempo de gravidez que minha namorada tem minha mãe também tem, e estou esperando um irmãozinho também, e não sei como dizer para meus pais. Mais pai e um herói e daqui 9 meses vou vestir essa capa, e grande poderes vem grandes responsabilidade. to super feliz .

  29. Fala, galera!
    Bom, não sou pai. Tenho 19 anos, estudo engenharia elétrica e recentemente tive contrato encerrado com uma empresa na área elétrica…Quisera eu ser pai um dia. Temo que não possa mais com a minha namorada…Ontem pude ver claramente. ela quase morreu atropelada por um ônibus na minha frente e eu não tive como agir. não dava tempo de atravessarmos a rua juntos e eu a apressei e ela foi sem mim. quando sentiu minha falta ela voltou sem nem olhar pro lado e ver se vinha carros. vi o ônibus parar na frente do rosto dela coberto pelo meu braço. fiquei estatelado. morto de medo. pudera ter perdido a mulher da minha vida por uma falta de responsabilidade dela, pensei: e se ela estivesse com as crianças, tristemente imaginei. poderia ter ganho tudo o que mais almejara na vida: uma família. mas diante daquela situação de ontem tudo foi por água abaixo. briguei, reclamei, chorei, gritei com ela e disse o quão ela foi idiota só porque sentiu minha falta e que ao menos devia ter olhado pro lado já que era uma rua de mão única. “Você é uma irresponsável”, exclamei. ela, por sua vez, ficou muito triste, depressiva, magoada consigo mesma e creio que tenha sido o suficiente para que ela adquirisse maturidade suficiente pra entender que a vida é muito preciosa para perdermos ela por um vacilo bobo como não olhar pros lados antes de atravessar uma rua. estou muito assustado desde então, e nem tenho mais conseguido fazer sexo sem brochar ao lembrar do dia em que eu poderia ter perdido minha família que no momento estaria sendo destruída na morte de uma única pessoa, mais de extrema importância: minha namorada……
    Só queria um dia ser chamado de “papai”, sabe? agora ela está extremamente triste. Eu estou com medo de falhar como pai e como marido um dia. Dou tudo por ela, mas ficar sem reação daquele jeito me mostrou que não estou pronto pra um relacionamento sério e nem para a paternidade…

  30. Beleza papai jovem?
    Então eu estou extremamente assustado…extasiado…descobri sexta-feira 17/03 que eu vou ser pai, agora eu penso moro com os meus pais, trabalho, faço faculdade, não sei cuidar de mim agora sou resposta por outra vida…não me arrependo…só que eu estou com medo, fugir da minha responsabilidade jamais filho é presente divino. Só que eu estou com a minha vida de cabeça para baixo.

    Abraço.

    Parabéns pelo blog.

  31. Heitor Junior, pode entrar em contato comigo pelo email (athilabezerra@hotmail.com).

    Até breve!

  32. Aí pessoal do blog, me ajuda a entrar em contato com o Athila Bezerra, que no dia 19 de janeiro 2016 fez um post, me identifiquei muito com ele e estou passando pela mesma situação, estou no 8º semestre de Engenharia e moro no Paraná, e pra piorar meu curso é integral (manhã e tarde), porém minha namorada mora em Sorocaba e está grávida de 5 semanas, muito medo e dúvidas na minha cabeça, minha família não está aceitando a gravidez, enfim estou sozinho nessa. Preciso de alguém pra trocar ideia e gostaria de conversar com o Athila Bezerra.

  33. Fala mano! Beleza? Parabéns, irmão! Vc entrou para o nosso time! Você já disse o mais importante: VOU ASSUMIR!
    Agora é arrumar mais grana e contar pra família! Eles vão adorar!
    Seu filho será combustível pra você ir pra cima dessa OAB e ser o melhor advogado do mundo, mano!!!
    Eu acredito! E você?
    Eh noiz!

  34. Bom dia!

    Li o conteúdo do seu Blog e gostei bastante. Tenho 24 anos, atualmente irei iniciar o 10º semestre da Faculdade no curso de Direito, aguardando o resultado da prova da OAB que fiz no dia 17 de janeiro de 2016. Namoro há 1 ano e quatro meses, porém, tive a surpresa de saber que irei ser Pai após o exame de sangue dá positivo. Estou sem saber o que fazer, sem vontade de comer, dormir. Não sei qual será a reação dos meus pais, pois a faculdade é privada. Estou totalmente desesperado sem saber com quem conversar sobre a notícia para poder ter um norte e seguir em frente. Irei assumir a criança, amo minha namorada, logo não tenho emprego, sou estagiário de um escritório sendo remunerado por R$ 200,00 reais mensalmente, muito pouco para custear a gestação. Portanto, peço uma orientação de vocês, de como proceder adiante. Confesso que estou com muito medo do que está por vir.

    Obrigado!

  35. Vou ser pai com 22. faço engenharia civil. falta 2 anos para acabar… Minha namorada tem 19. faz pedagogia que nao é promissor.. Mais ela vai ter que trancar ou abondonar! Ela esta gravida de 2 meses e meio. E eu estou super assustado! Mais tem horas que eu fico feliz por tudo. Amo minha namorada, melhor pessoal que eu poderia ter um filho junto! Nao ganho nada bem trabalho de pintor. uns 1,200 reais por mes, e ela o msm. Nao sei si consigo criar um filho com isso. A minha sogra pidiu para eu ir morar na casa dela. e aumentar um comodo! Na minha casa minha familia nao aceitaria.. Alias meus pais ainda nem sabem q ela esta gravida… vou contar amanha de manha para minha mae e pai! meu irmao mais novo ja sabe.. ficou me zuando geral! E os amigos que dizem ser meus amigos.. Acham que eu me ferrei. De fato na visao deles e ate mesmo na minha antiga visao era isso que eu diria msm. Pois ser pai cedo demais hj em dia com todos os remedios eh tolice.. mais aconteceu a gente descuido e rolo! Agora nao sei oque vai ser de mim. Meu pai ganha uns 8 mil por mes.. ele sim poderia me dar muita força e continuar me ajudando com tudo! ele me ajuda muito com a faculdade.. é paga. sao 1700 reais no mes! Talvez ele decida parar de pagar , Deus queira que nao! Minha mae sempre me falo para mim nao aparecer com filho pro lado dela.. Ela nao é muito docil. alias nunca me abraço… nem eu e nem um dos meus irmãos! Ela eh fria… foi criada de maneira dificil e eu nao reclamo! Mais Deus esta no controle.. Que ele ajude a todos nos. Amem!

  36. Tenho 19 e sou pai. Minha namorada está com 2 meses. Ainda bem que nós nos amamos. Imagina se ela fosse uma piriguete que conheci no funk? ?
    Aí sim , eu estava ferrado de verdade

  37. Bom dia a todos, vou contar um pouco da minha história.

    Tenho 21 anos, estou no segundo ano de Engenharia civil, graças á Deus estou trabalhando, mas em um ramo que não gosto, minha namorada tem 17 anos e está gravida de 5 meses, não tenho casa, não tenho carro, não tenho dinheiro, só tenho minha garra e vontade. quando fiquei sabendo que ela estava gravida fiquei uma semana sem comer e tbm se dormir, definitivamente TRAVEI. mas algo me surpreendeu, meu filho ou filha foi aceito por todos muito bem, até pela minha sogra que pensei que iria expulsar minha namorada de casa. Estou muito feliz, mas ao mesmo tempo muito preocupado em não conseguir dar uma boa vida para minha família. Sempre trabalhei muito, em serviços pesados, mas agora estou em um ramo que não me adaptei e nem sei se vou me adaptar, que é o ramo de VENDAS, pois não sou muito de ficar puxando o saco das pessoas para que elas comprem. Só sei que Deus vem me abençoando já a muito tempo, e me livrando até da Morte. Por isso digo a vocês pais de primeira viagem e novos como eu FÉ EM DEUS, que ele nada faz sem motivo, e não dá fardo mais pesado que vc pode aguentar, e meus queridos, sempre deem um jeitinho de crescer na vida, estudando, pois agora vc tem um bom motivo para isso. Deus abençõe a todos, se quiserem conversar, aqui está meu e-mail: pblbonaretti@gmail.com

  38. Boa tarde!
    Fiquei sabendo hoje de manhã que vou ser pai, é um baque muito grande, na hora as mãos começam a tremer, dá aquele frio na barriga…
    Por conta disso acabei achando seu blog, tenho 23 anos, minha namorada 21, namoramos a 3 anos e meio, meus pais são separados, mas tem uma boa estabilidade financeira, nós dois trabalhamos e estamos no penultimo ano de faculdade, mas ainda assim o medo é enorme, nunca pensei que fosse ser pai tão novo, as vezes vem um sentimento de alegria, mas na maioria das vezes o desespero, realmente não consigo pensar que estou pronto para isso.
    Forte abraço!

  39. Valeu, meu kiridu! Teu e-mail resposta pro meu pedindo ajuda, logo antes do nascimento, ajudou bastante! O baby nasceu e estamos bem :)) Grande abraço.

  40. Daniel, tudo bem? Sou o Lucas, vim ver esse blog mais ou menos na mesma época que você, uns meses depois de receber a notícia. A única diferença é que nós engravidamos em Janeiro (desse ano – sim, já nasceu há 1 mês :)) ) e eu resolvi terminar, ela já estava grávida mas só descobriu dois meses depois do término. Fez de tudo pra voltar, mas estamos separados e sendo família – criando o filho juntos e sem remorso! Várias tensões superadas e a minha vida feliz e solteira acontecendo (mais na minha cabeça por enquanto, pois tenho que focar no bebê).
    Bebê não junta casamentos e não faz de ninguém uma pessoa melhor a não ser que você se disponha a isso. No caso de ser melhor, é muito mais fácil porque se você aceita o bebê, você aceita cuidar dele e isso já mexe muito contigo.
    Agora, aceitar o pacote conjugal junto (que é todo um universo separado, apesar da simbiose com o bebê)… não necessariamente! Lembre-se que VOCÊ NÃO É OBRIGADO. Nenhum de vocês.
    Ainda mais agora que o relacionamento exigirá uma maturidade que talvez vocês tomassem mais tempo para desenvolver (mais a longo prazo). Tudo isso é um impacto a se pensar.
    Lembre-se que o filho, por mais que não pareça, vem pra somar e não pra dividir. Neste sentido você vai muito mais valorizar seus sonhos verdadeiros (carreira solo?) e ir atrás deles pra fazer jus a uma pessoa verdadeira que desejaria ser para um bebê, do que simplesmente abrir mão de si mesmo em prol do que é ~correto~ (politica e socialmente apenas). Se precisar conversar, meu face é /lumastoca

    Abraços e força! Um dia de cada vez, maninho. É nóy😀

  41. TEnho 19 anos eu vou ser pai…. em meio a crise tenho que arrumar um emprego dar meu sangue e não tenho nem onde morar e pra piorar minha mina ta com anemia:/ Deus me ajude!!!

  42. Oi, galera. Tudo bem? Então, descobri que serei pai já faz uns 2 meses. Moro com minha namorada tem cerca de 4 meses e pretendíamos nos casar, mas… Lá no fundo? Tenho vontade de ficar sozinho, seguir meu caminho, viver minha vida do meu jeito. Já deixei de seguir carreira solo várias vezes por pena, e a cada amarelada minha, a bola de neve ia crescendo, até chegar à gravidez. Não sou totalmente infeliz no relacionamento, mas gostaria de alguém com experiência pra me guiar. Eu seria solteiro com 100% de chance se não fosse nossa filha, mas tenho medo de ser pai solteiro. Se alguém puder me indicar algum fórum ou algo do gênero, ou até mesmo disponibilizar um meio de contato para conversar, eu agradeceria muito, pois estou prestes a realizar a maior decisão da minha vida! Ser pai solteiro ou ter uma família?? As alianças já estão no ourives, mas o medo e a dúvida estão comigo todos os dias! Obrigado!

  43. Galera nao quero ser mais Pai tentei convencer minha a transarmos sem camisinha para termos filhos e ela disse que nao queria ja o que devo fazer ?

  44. E ai galera, tenho 18 anos e vou ser pai, descobri hoje, minha namorada tem 16, nós optamos por ter um filho agora, e então demos o jeito de ter o filho, pois bem ela esta grávida, só que agora estou com medo de não conseguir um emprego, e não sei como contar para a minha mãe e para meu pai. Queria saber de vocês, como foi contar, e a reação dos seus pais, quanto ao emprego, preciso procurar algo logo, mas ninguém me quer como empregado porque estou em faze de ir para o quartel

  45. Ae galera blz,descobri que vou ser pai sadabo passado,estou com muito medo,pois minha mulher já tem uma menina de 1 ano e acabou acontecendo novamente,não quero passar para ela qualquer desconforto,estou feliz e com medo ao mesmo tempo.

  46. Vai conseguir, sim, mano. Você foi premiado! VOCÊ VAI SER PAI, mano! Continua sonhando com suas metas e não desista delas. Você vai passar em todas! Tem tempo pra isso! Estude muito e vire o exemplo do seu filho.

    Mano! Confia! Vai dar tudo certo.

  47. Estou meio sem chão. Não sei o que fazer. Esse medo é terrível. Eu tive a infelicidade de transar bêbado com uma colega do trabalho. Ela é mais velha, tem 28 anos, e eu 22. Meus planos… Não sei mais. Tô na faculdade, tava querendo fazer concursos, mas agora perdi o rumo. Sei que tenho que encontrar forças. Espero encontrar. A pressão aumenta ainda mais imaginando como a sociedade(amigos e familia também) irá pensar. Eu sei que não deveria ligar, mas “pow” tenho 22 anos, eu ainda queria curtir mais, viajar e ter um relacionamento sério com outra pessoa com quem eu ame. É mais fácil quando se é com a pessoa com quem você gosta. É claro que eu vou dar muito carinho a essa criança e sempre ajudar a mãe na criação e educação. Mas ainda sim, tenho medo de não conseguir segurar a barra. Embora eu sei que de um jeito ou de outro vou conseguir

  48. Bom galera, minha namorada fez o teste de farmácia segunda feira deu positivo, ela fez o teste de sangue HCG e também deu positivo , bom não foi nada planejado ter um filho agora, mais fazer o que galera a vida é assim cheia de imprevistos, fiz 20 anos esse mês e queria conversa com alguém sobre isso por isso to resolvendo escrever, sou novo e cheio de planos acabei de passar em algumas faculdades e ja estava indo fazer mais agora não sei se irei fazer por enquanto acho que esperarei a criança nascer e cuidarei dela até ela crescer pelo menos 1 ou 2 anos depois eu continuo meus estudos, eu assumirei essa criança com todo amor mesmo que não tenho condições no momento mais me esforçarei e arrumarei mais um trabalho para já ir guardando dinheiro por que vai ser complicado, mais não irei deixar faltar nada para essa criança vou tentar dar tudo que eu puder e ser o pai que o meu não foi, é reconfortante ver tantos comentários de jovens iguais a mim na mesma situação e eu desejo força para vocês , estamos juntos nessa!!!

  49. Cara, simplesmente obrigado por deixar essas palavras de conforto p quem ta passando por um momento assim, meu medo se transformou em alegria!
    Tenho 20 anos adoro crianças, mais nunca imaginei um filho nessa idade, sei q é uma barra mais vou encarar, passei até por depressão e quis voltar a usar DROGAS, mais não vou fazer isso, sou mais forte!
    Eu e minha namorada não estamos passando por uma fase boa, mais não temos coragem de falar sobre isso, por seila tipo empurrados com a barriga, mais eu sei q esse filho pode mudar a nossa vida e salvar nosso relacionamento.
    Adorei o site e continue com esse vocabulário, me senti conversando com um brother meu!🙂
    Abs

  50. Brunão! Fica firme, cara! Eu comentei aqui antes e tô dando risada do tanto que eu falei.
    Sente o desafio dentro de você primeiro, depois se preocupa com o que qualquer pessoa possa pensar.
    Tenha você seus próprios pensamentos antes. Se firma, nenhum desafio veio na sua vida que você fosse incapaz de superar. Tem muita coisa boa pra nascer nesse mundo, talvez uma dessas esteja vindo diretamente de uma atitude sua. Como você vai encarar essa idéia é contigo, irmão.
    Depois mata no peito e colhe os frutos dessa decisão. Eu tive que ajudar a mostrar pra própria mãe do meu filho (minha ex) o valor que ela tinha perante esse desafio. Antes era depressão e briga de (ex-)casal. Eu comentei ali em baixo no dia 22 de março, hoje nós estamos quase ganhando :)) Amanhã a gente até vai ganhar um ultrassom particular (todo chique, em 3D) da vó do bebê. Muita coisa mudou em pouquíssimo tempo. A vida é incrível e surpreendente, lembra disso, tenha fé.

  51. Vey, na moral, to ferrado ! Minha namorada ta achando q tá gravida. oque eu vou falar pros pais dela ? eles nem sabe que agente namora! e o foda que os pais dela acham que eu sou um bandido marginal ! TÕ sem saber oque fazer, preciso da ajuda de alguém..

  52. Aceito conversar mais com pais jovens, passem contato, pois vou ser pai aos 19 e quero trocar umas ideias hahaha. Qual email de vocês ?

  53. Tenho 19 e minha namorada está de 7 meses, estávamos terminados e nosso filho veio de um “remember”. As vezes me bate uma tristeza achando que acabei com minha vida, mas aos poucos estou me adaptando e vendo o lado bom disso tudo. Abraços

  54. Calma velho, de primeira eu fiquei assim tambem. E olha que tenho 17 anos, pensei a mesma coisa , mais todos aceitaram tranquilamente. Daqui 4 meses serei pai e cara dps que VC o ver pela primeira vez por um ultrassom VC vai contar os minutos para poder vê-lo… E calma , eu e ela contamos aos nossos país cada um contou pro seu e pra nos foi o melhor e dps sentamos todos e conversamos.

  55. Caraio véio tenho 19 anos e vo se pai de maneira nenhuma quero perde essa criança mais to morrendo de medo espero que meus familiares ao em vez de jogar pedra me ajude por que eu sinceramente não sei o que fazer

  56. Bah galera..tbm estou nessa, ansiedade bombando e sem saber oq fazer…ja tenho 30 mas tenho certeza que a sensacao nao e diferente…mil pensamentos
    …so por Deus… Deus abencoe vcs e a familia. Pq so ele pra nos dar força…

  57. Vou ser pai aos 24 anos, com minha namorada dentre tantas idas e vindas com elas vacilos de ambos no relacionamento, hoje Deus nos presenteou com o que ele nos ofereceu, uma vida um filho, espero que venha com saúde.
    Não estava em nossos planos ainda, porém estava nos planos de DEUS, nós dois cursamos engenharia ela no 4 e eu 3 pois reprovei, e agora o foco é terminar e dar o melhor para esse meu Herdeiro que não sei se é menino ou menina mais já amo muito!
    Muito fera o texto, como citado acima parece um brother falando, Deus abençoe a todos!

  58. CARACA, meu nome TAMBÉM é Lucas e eu TAMBÉM vou ser pai com a minha ex num relacionamento de 3 anos! HAHAHAHAHAHAHAH QUE DA HORA LER ISSO DESSA FORMA! Tô no último ano da faculdade (meio ano atrasado, na real) e agora vou terminar meu tcc pra me formar. Mas todas as crenças e amores próprios já existiam, com a minha ex… nem tanto, agora ela fica nessa pressão pra voltar mas eu não quero, porque se não existisse o bebê ela ainda estaria nas fugas dela, tenho que ser um bom Pai e um bom Psicólogo ao mesmo tempo, mas vamos lá. Ainda tem o TCC e o futuro que (era MUITO incerto, mas MUITO desejado) e agora vai ser adaptado totalmente.

    Ela já tem carro porque perdeu o bebê na outra vez, não desejávamos ter um filho mas como eu conhecia o ciclo menstrual dela todo, eu sempre tinha uma “dentro do mês”, e aí essa dentro, dessa vez passada, foi num dia errado, em setembro de 2014, ela estava pra menstruar, mas aí engravidou. Eu meio que ja sabia, mas ela só descobriu em Outubro, vendo o exame. Aí uns 12 dias depois perdemos esse neném, Depois, em Janeiro, terminamos. Mas, antes disso, brigamos e transamos acho que pouquíssimas vezes, sem mais a regra/regalia da “dentro do mês” porque o médico tinha sugerido que ela não engravidasse tão cedo, e ela começou a tomar anticoncepcional. MESMO ASSIM, ela engravidou, e está bem mais grávida que da outra vez, muito mais sintomas, barriga, os dias… na outra vez ela perdeu com dois meses, agora ela já está quase indo para o quarto. Sei que ainda há chances de ela perder mas acho uqe é uma missão também.
    Da outra vez, todos os “chegados” (incluso família) ficaram sabendo, dessa vez estamos bem tranquilos. Da outra vez, minha perspectiva de vida (que já é “consciente”, de certa forma) mudou pra caramba, dessa vez parece que tem uma sensação de “só vem”.

    Mas agora estamos terminados, quero só ver! HAUEHUAE Tô rindo orque tô muito feliz com a coincidência desse comentário do Lucas, força para nós, irmãos! FAÇAMOS NOSSO MELHOR

    E, MANO, GUILHERME, PARABÉNS PELAS EXPRESSÕES CARA! PARECE QUE EU JÁ TE CONHEÇO DE OUTRO LUGAR, LI O TEXTO E EU NEM TIVE A SENSAÇÃO DO “MEU CHÃO CAIU” PORQUE EU JÁ PENSAVA ESSAS PARADAS TAMBÉM, PARECIA UM BROTHER MEU ESCREVENDO, ACHEI MASSA PRA CARAMBA. VALEU

  59. Pois é galera. Descobri que serei papai aos 20. Passei por um relacionamento conturbado durante 3 anos. E assim que terminamos, recebi a notícia de que seria papai. Tenho um emprego, não é tão bom, mas estou me mantendo lá, pois ja juntei uma grana e os gastos irão surgir. Estou estudando numa faculdade, faltam 2 anos para me formar… Não sei o que será do meu relacionamento com minha parceira. Se seremos apenas amigos ou algo mais, pois já tentamos de várias formas ficar juntos, e nunca deu certo. Mas pelo bem da criança, insisti em pelo menos mantermos uma relação de amizade. A notícia é bem recente, estou disposto a acompanhar e arcar com os gastos de toda a gestação.

    Sei que muitos de vocês acham que é o fim do mundo. Eu ainda não tive a criança e não sei como será. Mas meus amigos, assim que recebi esta notícia. Meu mundo mudou! Eu não tinha perspectiva nenhuma de vida, eu não tinha amor próprio. Um mês depois de receber a notícia, eu me sinto outra pessoa. Sinto que esse é me destino, que Deus colocou essa criança em minha vida para me guiar. Eu estava completamente perdido. Hoje quero me esforçar cada vez mais no emprego, e estudar. QUERO ME FORMAR.

    Eu ainda não contei aos meus pais e nem aos pais dela, por decisão da minha parceira, ela pediu que esperássemos o momento certo. E como não quero criar tensões em algo que já está bem TENSO, decidi esperar a tal hora certa.

    Guilherme, muito obrigado pelas dicas. Eu não sei como vai ser essa jornada. Mas com pessoas como você no mundo, nos dando conselhos e compartilhando de suas histórias, tudo fica menos pesado. Eu só quero um dia poder lhe contar um pouco da minha história. Sei que vai ser muito difícil. Mas não vou desistir! Pois uma coisa eu aprendi nessa vida. Arcar com meus atos e correr atrás! Pois tudo é recompensado com o tempo.

    Abraços, e novamente um MUITO OBRIGADO a todos que estão compartilhando suas histórias aqui no site. Vocês não sabem como isso me dá forças pra seguir em frente. Pois todos nós aqui somos HOMENS e não mais moleques!

  60. Boa tarde,

    Soube hoje que vou ser pai. Estou muito confuso ainda, na hora fiquei tipo que sem chão, não esperava isso agora. Tenho 20 anos e minha namorada também. Estava precisando conversar com alguém. Precisando de uns conselhos. Minha vida vai mudar quase que por completo.

    Abraços

  61. É meus parceiros tbm vou ter que descascar um penino , na proxima semana . to super ansioso mas vai dar tudo certo, agora é cair pra dentro…

  62. Boa noite Guilherme, tudo certo? Espero que sim.

    Eu me chamo Tonny. tenho 20 anos e hoje descobri que vou ser pai.
    Estou feliz mas, por outro lado estou muito preocupado. Pois moro com meus pais, meu pai tem Mal de Parkinson em estado avançado, ou seja, não anda e precisa de alguém sempre por perto,
    então ele só tem a mim e minha mãe. Depois que terminei meu ensino médio, me dediquei a ajudar minha mãe a cuidar dele, então, nunca trabalhei e nem tenho ensino superior.
    Estou muito preocupado, por que não sei como vai ser, não quero deixar minha mãe cuidar do meu pai sozinha, pois é muito difícil e cansativo, ( ele é pesado) e por outro lado, tenho que trabalhar
    para poder sustentar minha futura família.
    Eu não sei o que fazer, por isso peço a sua ajuda cara.

    Abraço

  63. Força, moleque! Você foi escolhido para ser pai e tenho ctza que será o exemplo deste bebê! Seja homem, honesto e do Bem. Problemas financeiros sao resolvidos com muito trabalho e dedicação. Boa sorte!

  64. Descobri há dias que irei ser pai. Eu e minha ex terminamos há 1 ano e alguns meses mais mesmo assim ainda rolava uns lances. Ela me dizia que tomava os remédios e comprovava por com as cartelas, e agora irei ser pai. estou cheio de dividas e os gastos são grandes! não sei o que fazer. por confiar na pessoa acabei sendo envolvido e dei uma cabaçada master. (me desculpem pelo termo.) estou desolado, triste, e minha família me encara como decepção.Não tenho faculdade, não tenho um carro, só tenho dividas e uma obra incompleta na minha casa, que por sinal terá de ser interrompida. Mesmo lendo tudo isso não consigo me reerguer, na boa galera não quero ter esse filho. desculpe me se ofendo alguém falando isso. mais nem foi tão moleque assim, tenho emprego fixo, porém eu tinha planos e tomei uma rasteira.
    Bom dia a todos!

  65. Eae futuros papais ou já papais.

    Velho vacilei freneticamente. Primeiramente com Deus cara, pois eu era virgem me guardando para minha esposa após casamento.

    Tudo começou quando conheci minha atual namorada 18 anos, ela não era mais virgem, mas estava frequentando a igreja havia 6 meses. Estava firme com seus propósitos com Deus e eu tbm. No entanto, confome a palavra sagrada diz; Vigiai e orai para não cairdes em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26, 41). Começou a fazer juz todos os nos momentos em ficavamos juntos assistindo filme na sala da casa dela, enquanto sua mãe que dormia em seu quarto confiava na minha maturidade.

    Bom, resumindo, minha namorada está de 4 meses, a mãe dela me odeia, estou desempregado, com ensino medio incompleto, e olha que eu tenho 22 anos. E inacreditamente essa história consegue piorar 3x vezes mais. Coisas que se eu for contar e explicar daria um livro.

    Pra finalizar jovens papais, ferrados estamos e isso é fato. Mas uma notícia que dou a vcs que diacordo com a palavra de Deus que eu cometi o erro de esquecer seus ensinamentos e lembrar só do meu egoísmo em sentir prazer. É o que diz em Salmos 127:3 – Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

    Todo homem ou pelo menos a maioria deles vão ser pais, vão ser escolhidos. Mas hj o herdamos para que no futuro possamos passar nossa experiência a quem estará na mesma situação que nós hj. Tenhamos fé, não percamos a esperança, falem o que quiser de nós, vamos mostrar com nossas atitudes que não somos o que terceiros dizem.

    Vamos levantar a cabeça mesmo que as lágrimas pesem mais e o medo nos deixem paralizados, vamos assumir nossa responsa.

    Josue 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

    Abraços.

  66. Boa tarde Galera !
    Tenho 21 anos, sou estudante fazendo estágio ,e a exatamente 1 mês sai com uma mulher 10 anos mais velha do que eu , a camisinha estorou , e agora ela está gravida , msm tomando a pípula no dia seguinte (foi a única vez que sai com ela) .. Estou sabendo tem 1 semana , que ela fez o exame beta hcg e deu positivo..
    Os pais dela já estão sabendo , estão muito tranquilos , o irmão dela já ate conversou cmg , mas não contei para os meus pais ainda , preciso de ajuda de alguem que passou pelo msm , nem que seja ao menos para conversar ,estou meio desesperado ,obrigado !

  67. Boa tarde a todos, tenho 22 anos de idade, aos 18 ja fui surpreendido que eu seria Pai, vacilo total, mas nunca deixei na mão meu filho apesar de estar separado da mãe dele, todo fim de semana vejo ele, pego ele, ajudo ele e educo ele. E novamente fui pego de surpresa em saber que minha noiva está gravida, foi uma mistura de sentimento enorme. Bom, apesar de todos problemas que com certeza vão aparecer, a recompensa é muito grande, eu choro em ver meu filho me chamando de Papai, sentado no sofá ou no chão e brincando comigo, ali naquele momento pra nós pode não ser nada, mas pra ele é muito. hoje ele está com 2 anos e meio, e minha noiva está gravida de uma menininha…
    Meu concelho para quem descobriu é o mesmo, virem HOMENS,estudem, arrumem uma casinha, um carrinho e com o tempo vão conquistando suas coisas. Eu precisei disso para acordar e deixar de ser muleke.

  68. cara eu tenho vinte anos e descobri que vou ser papai… sei la e um sonho pra mim, mas eu to assustado com medo e vez o outra me pego chorando pensando o que vai ser de mim e da minha familia daki pra frente, amo muito minha namorada e espero ser o melhor homem da vida dela e melhor pai do mundo para esta criança…

  69. Stou com ela ja vai fazer 4 anos,tenho 24 anos ja tenho casa propia moto e nois dois stmos trabalhando de carteira assinada, stou nervoso e alegre ao mesmo tempo.

  70. Serei pai tbm. O pior é que quando ela contar pra mãe dela, aquela irá expulsá-la de casa, ou seja, ainda terei uma companheira de quarto. A mãe dela não gosta muito de mim também. Estou bastante preocupado com isso, minha mãe é tranquila, só vai mandar eu trabalhar, mas isso pra mim nunca foi problema, comecei com 15, saí do trabalho ano passado porque faço faculdade e conversei com a minha mãe, vou terminar em 2016. Ela ainda não falou com a mãe dela, eu pedi pra postergar um pouco, fiz umas compras no aliexpress, que será meu fiel companheiro agora(hahaha), e, falando antes, é provável que ela devolva minhas mercadorias. hahahah

  71. meu nome é joao tenho 23 anoos faço 24 quinta feira agora, eu sempre quis ter um bebe pois achava um maximo uma benção de DEUS , mais sempre achei q nao fosse vir tao cedo, conheci uma menina no serviço, pois algum tempo depois nos viemos a namorar , sou evangelico e pequei contra o que é certo, mais sei q pequei e peço perdao pra DEUS todos os dias, e agradeço pela benção que ele me deu apesar de nao ser o certo a se fazer , porém ele ouviu minhas preces e realizou um sonho q estava em meu coração, agora eu vou casar esse mes e sair do pecado que me ronda , e ser o homem mais feliz do mundo com minha familia meu filho(a) e terminar minha faculdade, sei que nao será facil mais DEUS vai me sustentar e me dar força cada vez mais …. obrigado a tds..🙂 a espera de João Miguel🙂 ou a Aninha😉

  72. No sábado minha namorada fez o exame de sangue ( HCG ) e deu positivo, ela ficou muito nervosa e chorou me abraçando, consegui perceber que o choro dela foi uma mistura de desespero com felicidade ( rsrs ). Na hora respirei fundo e como temos que amadurecer de uma hora para outra passei para ela segurança e isso é muito importante. Não vejo a hora de começar a fazer o pré-natal, pelos nossos cálculos ela pode estar grávida de no máximo um mês. Estou muito ansioso para ver meu filho nos meus braços, quero que a criança venha com muita saúde e que me dê muito trabalho correndo pela casa!!! Estou com 23 anos e sei que vou conseguir segurar essa grande responsabilidade que me foi dada. Sucesso a todos os papais aqui presentes !😀

  73. realmente o blog tirou muitas duvidas e me ajudou muito com conselhos, Minha namorada esta gravida e eu fiquei meio sem chão por isso, fiquei muito confuso pois tenho 22 anos e não tenho um trabalho estável. Resolvemos nos mudar alugamos uma casa razoavelmente boa perto da onde eu morava com minha mãe,nós estavamos brigando muito e para não dar muito ideia para ela e me distrair fui cair na bobagem de farrear quase todos os dias, sempre trazendo meus amigos em minha casa comprando bebidas e ficando até altas da madrugada, sempre tentando de alguma maneira me distrair para não ficar ‘triste’ pois só discutia com minha namorada, sei que fui totalmente egoista e por isso me arrependo muito.
    Na ultima ‘festinha’ que fui fazer dia 23/06/2014 ja estava tarde e tinha acabado a bebida sair para comprar mais e voltei para continuar a farra ja não tinha que esta ali, ja era para eu estar dentro de casa com minha namorado ‘minimo respeito’ mas não liguei fui totalmente egoista e no final de tudo sair para levar 2 amigos em casa, sei que no caminho sofremos um acidente, graças a Deus meus 2 amigos ficaram bem, mas eu quebrei a perna em 2 lugares, botei parafusos e estava internado no hospital até ontem e nunca recebi a visita desses 2 ‘amigos’ depois que me machuquei e quem ficou do meu lado o tempo inteiro? Minha namorada gravida andando pra um lado e pro outro tendo que se preocupar comigo. INFELIZMENTE aprendi com o erro tarde demais meu filho esta preste a nascer e eu deitado numa cama sem poder fazer muitas coisas, Agora sim eu vi o quanto eu fiz o ‘mal’ e so aprendi depois que aconteceu o pior. Fica um aprendizado para quem ler, ‘seja homem em todas as horas’, infelizmente demorei para ser.

    Muito bom o blog guilherme. Continue com o trabalho. Fica com Deus

  74. Eaai rapaziada , eu descobri que a minha namorada estava gravida através do exame mas no fundo no fundo eu já sabia , na hora foi uma alegria enorme pra mim , putz eu iria ser o pai que eu nunca tive , mas ai depois de 6 meses de gravidez que eu percebi a responsabilidade que eu iria ter , fiquei triste , varias incertezas , dizem que os homens tem que ser o pilar da casa e etc , mas aquela noite eu me senti tão inútil e triste … minha namorada percebeu tudo isso conversou cmg , msm assim eu passei aquele mês muito chateado … só que esses dias eu acordei e pensei , poha eu vou ser pai cara , eu amo minha namorada , amo minha filha , porque eu ficaria triste ? e o melhor de tudo eu tenho Deus e uma família maravilhosa apesar de brigas e outras coisas que todas famílias tem .. idai ? agora é me dedicar pra elas duas , que são minha nova família e viver feliz e deixar o tempo dizer se vai dar certo ou não😉

  75. Excelente texto, da música nunca gostei, mas excelente o seu texto. Aqui fala mais um futuro pai jovem e imaturo de vinte e poucos anos.

  76. Pingback: Tem 20 e poucos anos e vai ser pai? | Pai Natureza

  77. Acho que estamos na mesma, meu camarada! É uma mistura de alegria, susto e aventura – ainda mais com vinte e poucos anos… Escrever sobre a nossa experiência parece que duplica a diversão da coisa, não é verdade? Parabéns pelo blog. Estou nessa também – http://www.painatureza.com

  78. Hoje minha namorada fez o teste de gravidez, e deu positivo. Estou com muito medo e confuso,ainda não caiu a ficha,é uma mescla de felicidade e medo. Me peguei aos prantos lendo os posts acima,preciso juntar os cacos e contar pra família dela. Minha família não me apoia muito,minha mão já me mandou embora algumas vezes,por conta das altas horas que eu chegava das baladas. Tenho um bom trabalho, mais não sei administrar minha finanças. Preciso mudar drasticamente meu modo de vida e apoiar a vinda do meu filho.Estou assutado e com muito medo do futuro.Já namoramos a um ano,e aconteceu. Sempre foi meu sonho ser pai,pois meu pai faleceu muito cedo,agora que recebi a noticia,estou sem ação. Peço que Deus me de forças e me ajude,pois amo muito minha namorada e planejamos nos casar antes do nascimento da criança.

  79. Bom galera estou passando por isso eu era um cara de festa e tals bebedeira mais meus colegas que diziam ser meu amigo namorei 1 ano e veio acontecer eu fiquei muito abalado chorava sabe morei no interior era um cara presença de pegar todas meninas de ta em festa boa sabe anda de carro novo com muita festa pois eu era um cara que todos tinha me largado pois não tinha mais jeito eu so queria curtir curtir nunca cai na realidade de como a vida é pois abandonei minha família para viver com a mãe do meu filho em outra cidade eu fui muito humilhado pelas pessoas que diziam que eu queria so tirar a virgindade dela e tals que eu ia colocar um filho nela e larga ela meus amigos me zoavam e eu pensei meu Deus e agora? Como eu ? não vo conseguir Deus me da força todos os dias peço sabe ai fui naquela primeira utrasson vi aquela coisinha pequena batendo o coraçãozinho nossa #amordepaiinesplicavel so quem já passou porisso vai entender do que eu to falando sabe eu hoje melhorei minha vida foi bom pra min as vezes a vontade vem de curtir mais não da vou ser pai tenho que criar muita responsabilidades e hoje estou trabalhando muito tranquei minha faculdade não sei se vocês já passaram pelo que eu passei nossa eu já tive depressão em segredo so eu sei quantas noites pensei vou ser pai cara ser pai não e tão difícil mas agora tive que sacrificar minha juventude minhas curtições pois ela é menor de idade a família dela no começo não me apoio mais agora me apóia minha família a distancia me apóia hoje estou casado com ela tivemos nossos altos e baixos mas Deus é maravilhoso ele sabe de tudo então estou passando ainda por dificuldades até mesmo se conforma que vo ser pai então o que eu tenho pra dizer entrega tudo na mãos de Deus você vai passar por altos e baixos mais não desiste não muita gente queria ter um filho e não consegue e você foi privigeliado por Deus , ser pai na juventude é difícil mais não impossível blog muito bom foi um desabafo galera fiquem com Deus .!

  80. O dia em que eu descobri que ia ser pai.
    Hoje, 07/01/14
    Na verdade, descobri que você vai ser pai e não perder o chão em uma mescla de sentimentos e inevitável, agora pense como são essas reações quando você descobre que vai ser pai aos 20 anos de idade. Ontem à noite minha namorada me mandou uma mensagem no celular me pedindo para acorda-lá às 7 da manhã, pois tinha que fazer um exame para tirar a duvida que á andava assombrando já há alguns meses. Prometi que ligaria, fiz minha oração de todas as noites e pedi para Deus cuidar e que se fosse para acontecer que seja feita a vontade Dele. Como sempre a acordo todos os dias com uma mensagem de bom dia, hoje não foi diferente, mandei uma mensagem para ela enquanto me arrumava para sair para trabalhar e ela já estava acordada, com medo e ansiosa. Mal respondeu as minhas mensagens, tomou banho e foi para o consultório onde horas depois receberia a noticia que se tornaria mamãe, horas depois, precisamente às 11h25min da manha, recebo uma ligação dela no momento que estava lendo alguns posts do blog que achei ao digitar no Google: “Pai aos 20 anos.”
    Ela mesma não teve coragem de me contar, estava aos prantos e não conseguia parar de chorar, uma amiga dela que estava com ela para pegar o resultado, que pegou o telefone e me disse: “Vinnicius, sua namorada está chorando, pois o teste deu positivo e você vai ser pai.” Na hora a respiração trava, as pernas tremem, seu coração acelera você pensa em sumir e não dar mais noticia. Mas espera ai, não foi essa criação que eu tive, nasci para ser homem e fui criado como tal, se fiz, vou assumir. O dia hoje foi longo, parecia que todos estavam me olhando diferente, o mundo perdeu o som e pela primeira vez fiquei, sem reação e sem ter onde me apoiar, a todo momento me pegava pensando de como seria, eu com 20 anos, ela com 19 e para completar ela mora à 270 km de distância de mim. Por falta de aviso não foi, mas aconteceu, não tenho mais nada a fazer a não ser agradecer a Deus e pedir para que venha com saúde e que Ele continue me dando forças para seguir de cabeça erguida e que eu consiga criar ela ¬(e) da melhor forma. Quero estar presente em tudo e quem sabe ser o herói e o exemplo para ele (a). A parte mais difícil é ter que contar para a sua família e para a família dela, decidi fazer isso amanha, já que ela não teve coragem de contar e já tem que começar a fazer as consultas do pré-natal. Hoje passou a ser o inicio de uma mudança na minha vida e na vida da minha namorada, agora é levantar a cabeça e ter mais responsabilidade para pode criar meu filho (a). Muito bom esse blog e você acaba de ganhar mais um seguidor, pai de primeira viagem que está cheio de dúvidas, medos e anseios. Sou o Vinnicius e descobri hoje que vou ser pai aos 20 anos.

  81. Tenho 20 anos e vou ser pai tbm. peidei na farofa mas agr ta tranquilo. o que importa é vir com saúde!! abraço galera e o blog é irado.

  82. cara descobri que vou ser papai tenho 24 anos, no começo parecia que eu estava em outro mundo atordoado, não estava planejado, mais agora ta estou encarando a realidade e muito feliz pois muitos tentam e não conseguem ter essa benção que é um filho

  83. BOM ESTÁ EU AQUI COMENTANDO…. ESTE NEGOCIO DE SER PAI DA UM FRIO NA BARRIGA… MESMO ESTANDO CASADO ISTO MECHE COM VOCE, AI PENSO EU TENHO APENAS 20 ANOS, UNS DIRIAM TENHO A VIDA TODA PRA CURTIR , FILHO NAO IMPEDE NINGUEM DE PROSSEGUIR A VIDA, MAIS QUANDO VOCE TEM PERSONALIDADE, E DIFERENTE, VOCE ASSUME E CHAMA ESTA RESPONSABILIDADE DE SER PAI, PAI PRESENTE, PAI AMIGO, PAI BRINCALHÃO, QUANDO RECEBE ESTA NOTICIA VOCE OLHA NO SEU BARQUINHO E O IMAGINA PRÓXIMO DO NAUFRÁGIO,E MUITA DAS VEZES ESQUECE QUE QUEM DEU A VIDA DAR TAMBEM A CONDIÇÃO DE SUSTENTA-LA, HOJE DEPOIS DE MUITO CHORAR E PENSAR NO MEU BARCO EU LEVANTO A CABEÇA, E CRIO A MATURIDADE DE QUE AGORA NO MEU BARCO TEM MAIS 2 ( ALEM DE QUEM NUNCA SAIU DEUS ). E GENTE FACIL NAO VAI SER MAIS DEUS ESTÁ NO CONTROLE.

    MEU NOME E PAULO, TENHO 20 ANOS, SOU CASADO (AMARREI A LATA CEDO) E VOU SER PAI – DEUS ESTÁ NO CONTROLE.

  84. BLZ, to com um pouco de medo,ela tem 18 anos e eu 22 . A mae dela queria que ela tira-se eu nao deixei ,e meu primeiro filho…mais agora e ergue a cabeça e corre atras para dar uma vida boa pra meu filho…da hora esse post …abraço forte
    OBS:bora mlkda fui homem pra fazer, tem que ser homem pra assumi!!!

  85. Eu qria uma ajuda uma pegada minha fico grávida a camisinha estourou infelizmente mais eubnaum gosto dela foi só uma pegada mesmo ela tá morando comigo a dois meses só que eu naum aguento mais ela eu tentei ficar e aprende a gosta dela mais naum tem jeito eu naum gosto dela qria sáb oque fazer pq eu naun qro fica o resto da minha vida com uma pessoa que eu naum amo acho que isso afetaria até inha filha que iria cresce no meio de brigas e isso naum é bom eu odeio discutir eu tenho 23 anos e qria umas opinião sobre oque fazer

  86. BLOG SENSACIONAL….TENHO 23 ANOS DESCOBRI QUE VOU SER PAI, NO DIA DE MEU ANIVERSSARIO 23/10…. FOI ASSUSTADOR, APESAR DA ALEGRIA…..MAS AINDA ESTA ME CORROENDO POIS NAO CONTEI AINDA A MEUS PAIS QUE SEMPRE FALARAM N QUERO FILHOS AQUI ANTES DOS 30 ANOS….MINHA CABEÇA TA A MIL MAS TENHO QUE ENFRENTAR MINHA FAMILIA )= PELO MEU FILHO QUE ESTA POR VIR, É DESESPERADOR VC N CONSEGUE DURMIR, N SABE SE VAI DAR CONTA DE CRIAR EM RELAÇAO A FINANCEIRO, INCENTEZAS…..

  87. só tenho a agradecer a deus pela honra que está me dando e pela força que vem me proporcionando …fiquei sabendo esses dias que irei ser pai u.u to feliz demais

  88. Essa noite eu chorei, fiquei abatido, triste, arrasado, contando as horas para minha namorada fazer o teste de farmácia e o resultado ser negativo. Errado, tenho 25 anos e as 6:10 da manhã descubro que vou ser pai, ela fará o Beta e já marcamos um Ginecologista, mas sabemos que é difícil ser diferente o resultado. Hoje está sendo um dia complicado, misturas de sensações, medo, insegurança, lágrimas, desabafos, curiosidade. Estou escrevendo e chorando, tenho medo da reação de meus pais, de minhas irmãs e da família dela. Estou desempregado e investindo num projeto de uma empresa de Construção Civil, ela é professora e de certa forma tem uma vida menos congestionada. Me peguei lendo matérias sobre aborto, chás, remédios e agora sentei aqui e digitei no google SER PAI NOVO, entrei nesse blog, li depoimentos, postagens e agora eu só tenho vontade de levantar, enxugar as lágrimas, sacudir a poeira e assumir a responsabilidade. Preciso ser forte e mais que ontem, mais que todos os outros dias eu preciso de meus pais, de um abraço deles e ouvir eles dizerem que me amam e me apoiam. Obrigado ao blog e parabéns.

  89. Só tenho uma coisa a dizer: parabéns! Achei seu blog hoje, li todos os posts, comentei em alguns pelo caminho e estou encantada. Tenho 20 anos e sou mãe da Manuella de 3 semanas. Escrevo no maluquicedemae.wordpress.com onde registro essa experiência louca de mãe jovem rs Passa lá quando quiser. Saúde e sucesso sempre pra você e pra Laura.

  90. Gui comecei a ler o seu blog pois nesse dia dos pais recebi o presente mais importante da minha vida, descobri que serei papai, estou meio que em choque ainda mas a felicidade, planos e tudo o mais já está tomando conta de mim. tenho 22 anos e estou na faculdade, a ideia não era ser papai agora, mas ja que está vindo sera muito amando por mim e pela mãe, lendo o seu blog e vários outros depoimentos venho entendendo de que forma devo lidar com tudo isso da melhor forma, e desde ja quero lhe agradecer por você ter tido essa iniciativa do blog e você acaba de ganhar mais um seguidor, abração e que Deus abençoe muito sua famila!!

  91. Caramba Gente tô em pânicooo Minha namorada ta Grávida !!!
    E eu vou ter que conta para os Pais delaaa Tô Fudidoooo…
    Meu Deus me ajudaaaaaa…..

  92. Eh noiz, Fabricio. Pode contar comigo para todo e qualquer conselho. Meu caso foi parecido com o seu… uma coisa ou outra diferente, mas parecido. E, cara, confia, acredita e tenha pensamento e ações positivos! Acredita que vai dar certo, meu irmão. Porque realmente vai dar. Plante o bem, meu véi, pra colher o bem.

    Um abraço e, repito, conte comigo.

  93. Cara, boa noite!
    Meu nome é Fabrício, tenho 19 anos e descobri ha mais ou menos uma semana que vou ser pai.
    Eu estava em uma fase de relacionamentos seguidos, saí de um, fui pra outro, voltei pra esse um e nesse meio tempo conheci a mulher que agora está grávida de mim.
    Bom, até aí, história um pouco clichê, mas o destino decidiu por não ser tão comum e dar uma boa história pra contar daqui alguns anos (ou mesmo agora). Assim como em “Eduardo e Mônica”, eu tenho 19 e ela 10 a mais. Eu sou bolsista na Universidade Federal do ABC (pretendo fazer engenharia) e me sustento com R$700,00. Vim do interior para Santo André para isto. Ela é professora de história e já conta com uma certa estabilidade.
    Eu levo comigo alguns valores e comportamentos que não me permitem fugir nem mesmo deixar de dar a cara a tapa. Mesmo sendo “novinho”, raramente alguém me julga com menos de 23, 24 anos. Isso deve ser por conta do meu tamanho que engana um pouco e postura que levo comigo. Não deixo de ser moleque, mas a vida me calejou precocemente…
    De qualquer forma, o plano inicial era não ter este filho, já estava tudo certo. Isto me atormentava pouco mas estava tranquilo. Porém agora, esta semana, ela me disse que não quer mais tirar: vai ter o bebê! E de repente, tardiamente, a realidade me deu um tabefe! Meus olhos se arregalaram e o frio no peito tomou conta. Congelei por alguns minutos e agora isto não me deixa mais. Hoje mesmo (sábado) irei a casa dela conversar. Nos damos muito bem, mas sinto que ela tem algumas inseguranças em aceitar um relacionamento comigo por conta da minha idade. Saímos a aproximadamente dois meses. Até dois meses atrás, eu estava com outra garota e ela com outro cara. Imagina para a família ouvir que ela está grávida de um cara que não é o mesmo que ouviu falar há uns meses. Imagina ainda ela saber que o pai é na verdade um duro universitário, que poucas condições tem de poder dar um bom suporte financeiro e estrutural. Digo isso por que quem quer faz, não vou deixar de apoiar, acompanhar caso venha mesmo ter este filho! Mas é fato que não será fácil.
    Claro que emprego a gente arranja, faculdade dá-se um jeito. Mas e se essa criança adoece em meus braços, sem carro ou dinheiro? Como vou poder cria-la? Como será minha vida na questão de relacionamento? Ficarei e constituirei uma família com ela ou seremos pais solteiros?
    Pra ajudar, recentemente, no interior, bati e dei “PT” no carro dos meus pais. Eu sou pacato mas parece que por agora tenho cometido todos os vacilos rotuladores de “vida intensa”.
    Eu procurei então sobre os métodos abortivos e tudo que vi foi um ambiente sangrento e de remorso. Além disso, não consigo aceitar com naturalidade a invasão e a interrupção de algo tão belo e perfeito.
    Aí então procurei sobre ser pai aos 19, e encontro este blog.
    Eu li esta matéria e senti vontade de desabafar.
    Até por que, afinal de contas, eu não fui um filho planejado…
    Se eu, que em minha humildade que deixo de lado por um instante, dei tanto suporte a ajudei tanto os meus pais, que sempre foram os maiores e melhores amigos e parceiros que eu pude ter. Se meu pai e eu, que somos tão próximos e conversamos tanto sobre tudo, assim como sou com minha mãe também em mesma frequência e intensidade, estamos vivos e bem, por que ser pai seria assim tão trágico?
    Meus pais vivem ainda hoje uma vida financeira caótica: Não tem casa própria, o carro financiado eu bati (olha o filho aí! rs) e como podem me ajudam aqui.
    Mas isso de nada me faz falta!
    Então, se eu como filho sobrevivi a isto e outras situações, a única pergunta que tenho em minha mente após este desabafo é: “Por que não?”.
    Fui criado com todo amor, cuidado e carinho que uma criança poderia ter tido e, apesar dos problemas que vivi e das futilidades capitalistas que não usufrui, me descobri um rapaz (homem) de sorte por exatamente não ter vivido tudo isso e então começo a questionar tais padrões que a sociedade insiste em impuser. Rótulos que limitam muitas vezes nossa felicidade por não permitir ou aceitar algumas coisas que muitas vezes são naturais.
    Espero que possa me ajudar, pois pelo que percebi é paulistano também. (rsrs)
    Agradeço por causar impacto tão positivo com esta iniciativa!

  94. Belo post..tenho 30 anos e faz três dias que fiquei sabendo que vou ser pai…ainda não consegui contar pra ninguem…a ficha ainda ta caindo..e sei que nao é uma ficha so..vão ser varias fichas a cair conforme o tempo passar….confesso que nunca tive vontade de ser pai..estou bem confuso (desesperado) em relação a isso…mas lendo seu post…estou conseguindo assimilar mais as coisas…daqui a pouco estou indo conversar com a mae da mina que ta gravida…espero que as coisas dêem tudo certo daqui pra frente…parabéns pelo post…vou ler os próximos

  95. Belo post..tenho 30 anos e faz três dias que fiquei sabendo que vou ser pai…ainda não consegui contar pra ninguem…a ficha ainda ta caindo..e sei que nao é uma ficha so..vão ser varias fichas a cair conforme o tempo passar….confesso que nunca tive vontade de ser pai..estou bem confuso (desesperado) em relação a isso…mas lendo seu post…estou conseguindo assimilar mais as coisas…daqui a pouco estou indo conversar com a mae da mina que ta gravida…espero que as coisas dêem tudo certo daqui pra frente…parabéns pelo post…vou ler os próximos🙂

  96. Hoje minha namorada disse q pode estar gravida… Bom tenho 22 anos e apesar de isso ser preocupante, disse ah ela pra não ficar com medo, pois se estiver vamos assumir juntos !! Ainda to na fase de curtição, mas como se falo ai, se realmente for, é hora de deixar isso um pouco de lado !! bom, ela vai fazer um exame essa semana pra confirmar… vamos aguardar !! Abraço, excelente post !

  97. Éé… hj pegamos o resultado do exame de sangue (HCG)… positivo!
    Aos 27 anos de idade eu vou ser pai, vai nascer la por novembro desse ano ainda. Que venha com saúde! Legal seu blog, bons conselhos! Parabéns!

    Que tenhamos sabedoria para encarar essa nova vida!
    Abraço aos papais!

  98. Oi.
    acabei de saber que vou ser papai, tenho 20 anos.
    a primeira reação foi de pânico e preocupação, mas agora tô muito feliz, muito mesmo.
    vou seguir seus conselhos a risca e tentar ser o melhor pai do mundo.

    OBS: Nunca deixarei meu filho recém nascido andar de transporte publico. Eu não gosto, imagine um bebê.

  99. cara. acabei de saber q vou ser pai… puts.. 28 anos.. é bicho ferro mesmo.. mas eu mato no peito sem problema.

    legal o site..

  100. Bom dia! Ontem uma amiga me indicou o blog, e hoje a primeira coisa que fiz foi abrir pra ver se tinha alguma coisa nova..HAHAHA o Blog tem me ajudado muito pois tenho 22 anos e meu primeiro filho está prestes a nascer. Há 3 anos a palavra pai ja não tinha mais significado pra mim, perdi o meu! hoje tenho que pensar que quem será pai sou eu! Tenho feito muita coisa errada, tanto em relação ao meu filho, quanto a relação a mãe do meu filho! Sofri demais nesse tempo de gestação, porém sofri sozinho. Ninguém olha pro pai das criança! A responsa sim cai sobre o pai da criança. Mais olhar e cuidar de mim, só eu mesmo! Nesse periodo de sofrimento, acabei me afastando da mãe da criança, o sentimento já não é mais o mesmo. Sim eu sei, estou sendo fraco. Sabado tivemos uma conversa e eu fui franco, falei tudo, e ontem ela decidiu terminar comigo. estamos com nossa casa montada, prestes a nos mudar para lá, mais ela não aguentou ouvir que ja não sinto mais a mesma coisa por ela. Bem ontem comecei a acompanhar o blog, e vi que muitas das minha atitudes não estão muito corretas. Mais agora pode ser tarde! Então deixei nas mãos de Deus! Ele saberá o que fazer! Mais de uma coisa eu sei, a partir de ontem, comecei a ser pai, pois é pelo Gabrielzinho, que vou viver todos os meus minutos!

  101. Respeito sua opinião, meu amigo. Obrigado pelas palavras.

    Eu andei quatro anos de ônibus seguidos, utilizando 16 por dia. Viajava de São Paulo a São Bernardo e de lá para o Morumbi. Todos os dias de ônibus. Conheço muito bem o transporte público de São Paulo e digo com propriedade que não é o melhor meio de transporte para você levar o seu filho para o médico ou para a diversão. Ok, tente passear com ele aos fins de semana. O transporte demora e, se estiver chovendo, fique com seu filho no ponto de ônibus e com chuva. Eu moro no bairro do Limão, em São Paulo, local que é “longe de tudo” e dependo de ônibus para chegar no metrô, sei como é. Sofri muito com transporte público e, mesmo com o lado negativo do carro e de seus poluentes, infelizmente recomendo um carro para os pais que me leem.

    Forte abraço.

  102. Parabéns pelo blog. Excelente iniciativa, excepcional mesmo. Eu vou marcá-lo para poder acessá-lo sempre.

    Só discordo quando você começa a fomentar essa cultura falida do carro e passar isso pra sua filha. Isso é um péssimo sinal. E com a naturalidade com que você diz, parece ser uma corrente de pensamento habitual entre você e os seus pares. Reconsidere alguns pontos. Sua filha faz parte de uma nova e nova geração, aquela que não vai descobrir que andar sozinha num carro no trânsito de São Paulo é a coisa mais estúpida e egoísta a se fazer.

    Primeiro que se você acha que os ônibus são tão ruins assim, é porque você não os utiliza, pelo visto. Depende da linha. Depende do trajeto. Em São Paulo também existe o metrô. O transporte público não é o adequado em nossa cidade, tens razão, mas ensinar alguns conceitos de mobilidade urbana sustentável é o mínimo que se deve fazer para os filhos, ainda mais em tempos tão poluídos e individualistas. Que tal recomendar a bicicleta? Com a chegada de novas ciclovias, não tem com o que se preocupar quanto a acidentes – infelizmente bem recorrentes nos últimos tempos.

    Segundo que é um péssimo exemplo recomendar à sua filha tão pequena que compre uma carcaça metálica de 600 kg que polui, custa no mínimo 15 mil reais e transporta, tão somente e invariavelmente, o passageiro-solitário do dia-a-dia paulistano, quando o hábito das caronas e da ocupação dos assentos do automóvel poderia ser mais difundido. É um péssimo exemplo. Carro é uma inovação do século XIX e não enxergar além dele é não enxergar as mudanças às quais a sociedade está se moldando.

    Novamente, comece tentando ensinar sua filha que poluição, trânsito e má ocupação dos espaços públicos são péssimos negócios. A conscientização começa desde cedo. Desculpe a chatice, mas achei isso importante. Abraço!

  103. Gui, dei uma xeretadinha no seu blog e dei de cara com esse post. Só tenho a dizer para você: “PARABÉNS!!!”. Vc é esse homem que mencionou, pai dedicado e um cara super batalhador.
    Está conseguindo se superar a cada dia e fico muito feliz por vc. Acho lindo seu amor pela Laurinha e tenho a certeza que se preocupa com o futuro dela. Vc é um paizão!!!
    Posso dizer por mim e pelo Carlos, temos um carinho enorme e torcemos muito por vc.
    Seja feliz sempre!!! bjosss

  104. Gui parabéns pelo novo blog.
    Com certeza irei acompanhar esse blog, não por ser um papai jovem, mas sim por conhecer a sua história e poder ver como você amadureceu rápido e se torno um pai maravilhoso.
    Grande abraço pra você e pra filhota.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s